Você sabe “o que é” e “para que serve a armadura de clave?” Já vimos que uma escala maior, a partir de sua fundamental, apresenta a estrutura tom-tom-semitom-tom-tom-tom-semitom. Na edição anterior, mostramos como chegar a qualquer escala maior aplicando as alterações necessárias e obtendo sua estrutura intervalar.
Armadura de Clave
Para chegarmos às alterações presentes em cada escala de forma imediata, devemos recorrer à leitura de sua armadura de clave.
O termo armadura de clave pode ser definido como:
O conjunto de alterações ou acidentes necessário para a obtenção da estrutura intervalar de uma escala.
Essas alterações se apresentam como acidentes fixos.
Os acidentes fixos
Os acidentes fixos são escritos logo depois da clave e têm sua validade garantida por toda a música e em todas as oitavas. Ao contrário, os acidentes ocorrentes são escritos à frente das notas e valem apenas para compasso e a oitava em que aparecem.
Música All of Me
O exemplo 1 traz os primeiros compassos da música All of Me. Observe que temos aqui os dois tipos de acidentes: um acidente fixo e um ocorrente.
Primeiros compassos da música All of Me
Exemplo 1
Repare, no exemplo 1, o posicionamento do sustenido como acidente fixo. O sustenido está posicionado na altura da nota Fá e vem grafado logo após a clave de Sol ( ver exemplo 2).
Posicionamento do acidente fixo na armadura de clave
Exemplo 2
Lembrete: Os acidentes alteram as notas em sua altura e por isso, devem ser grafados no pentagrama, no mesmo lugar que elas.
Assim, ao tocar a melodia do exemplo 1, repare que a nota escrita no terceiro compasso, primeiro tempo, deve ser executada como Fá#.
O acidente ocorrente, assinalado no exemplo 1, está posicionado à frente e na mesma altura que a nota Ré. Logo, trata-se da alteração dessa nota para Ré# (ver exemplo 3).
Posicionamento do acidente ocorrente
Exemplo 3
Lembrete: O acidente ocorrente tem sua validade restrita ao compasso e à oitava em que aparece.
Distinção entre Acidentes fixos e ocorrentes
A distinção entre acidentes fixos e ocorrentes é pré-requisito para construção de escalas (maiores e menores) partindo de suas respectivas armaduras de clave.
No exemplo 1, a armadura de clave determinada pelo acidente fixo Fá# corresponde à tonalidade de Sol maior.
Na próxima edição vamos demonstrar como obter as armaduras de escalas maiores que utilizam sustenidos.
(Artigo escrito para a revista Guitar Class, pela Profa de música Marisa Ramires)