Acidentes Fixos e Ocorrentes

Você sabe “o que é” e “para que serve a armadura de clave?” Já vimos que uma escala maior, a partir de sua fundamental, apresenta a estrutura tom-tom-semitom-tom-tom-tom-semitom. Na edição anterior, mostramos como chegar a qualquer escala maior aplicando as alterações necessárias e obtendo sua estrutura intervalar.

Armadura de Clave

Para chegarmos às alterações presentes em cada escala de forma imediata, devemos recorrer à leitura de sua armadura de clave.

O termo armadura de clave pode ser definido como:

O conjunto de alterações ou acidentes necessário para a obtenção da estrutura intervalar de uma escala.

Essas alterações se apresentam como acidentes fixos.

Os acidentes fixos

Os acidentes fixos são escritos logo depois da clave e têm sua validade garantida por toda a música e em todas as oitavas. Ao contrário, os acidentes ocorrentes são escritos à frente das notas e valem apenas para compasso e a oitava em que aparecem.

Música All of Me

O exemplo 1 traz os primeiros compassos da música All of Me. Observe que temos aqui os dois tipos de acidentes: um acidente fixo e um ocorrente.

Primeiros compassos da música All of Me

Exemplo 1

All of me - acidentes fixos - guitar class - marisa ramires
Repare, no exemplo 1, o posicionamento do sustenido como acidente fixo. O sustenido está posicionado na altura da nota Fá e vem grafado logo após a clave de Sol ( ver exemplo 2).

Posicionamento do acidente fixo na armadura de clave

Exemplo 2

Posicionamento do acidentes fixo - guitar class - marisa ramires

Lembrete: Os acidentes alteram as notas em sua altura e por isso, devem ser grafados no pentagrama, no mesmo lugar que elas.

Assim, ao tocar a melodia do exemplo 1, repare que a nota escrita no terceiro compasso, primeiro tempo, deve ser executada como Fá#.

O acidente ocorrente, assinalado no exemplo 1, está posicionado à frente e na mesma altura que a nota Ré. Logo, trata-se da alteração dessa nota para Ré# (ver exemplo 3).

 

Posicionamento do acidente ocorrente

Exemplo 3

Lembrete: O acidente ocorrente tem sua validade restrita ao compasso e à oitava em que aparece.

Distinção entre Acidentes fixos e ocorrentes

A distinção entre acidentes fixos e ocorrentes é pré-requisito para construção de escalas (maiores e menores) partindo de suas respectivas armaduras de clave.

No exemplo 1, a armadura de clave determinada pelo acidente fixo Fá# corresponde à tonalidade de Sol maior.

Na próxima edição vamos demonstrar como obter as armaduras de escalas maiores que utilizam sustenidos.

(Artigo escrito para a revista Guitar Class, pela Profa de música Marisa Ramires)

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).