Marisa Ramires
Minha primeira graduação em música foi em violão (1983) pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), sob a orientação do Prof. Henrique Pinto. Após esta primeira etapa, continuei meus estudos em Composição e Regência e me formei em 1986. Devido ao interesse cada vez maior pela composição musical, segui este caminho por meio de aulas particulares com o professor e compositor Almeida Prado. Paralelamente, minha atividade docente impulsionou meu interesse crescente pela pesquisa e assim vieram os Cursos de Especialização em Música (Faculdade de Música Carlos Gomes-1995) e o Mestrado em Artes na área de Música pela UNESP (2001).
Durante mais de trinta anos atuei como palestrante e professora universitária de música em diferentes instituições de ensino privado em São Paulo; autora dos livros “Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática” , “Harmonia: uma abordagem prática” e “A Teoria de Edmond Costère: uma perspectiva em análise musical”; consultora pedagógica, professora visitante, membro das bancas nos processos seletivos e autora/co-autora dos materiais didáticos do Projeto Guri Santa Marcelina (2008-2011): áreas de teoria e iniciação musical; professora e coordenadora da classe de teoria do Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA), promovido pela UFRGN (2020); professora nas Oficinas de Música do SESC Guarulhos e do Centro de Pesquisa e Formação do SESC (CPF) em São Paulo (2019-2022); criadora do primeiro curso gravado na área de música, lançado pelo CPF SESC em 2020, intitulado “Fundamentos da Música para Leigos”; comentarista das apresentações dos violonistas Pedro Aguiar e Cainã Cavalcante do “Movimento Violão” na TV SESC, apresentado pelo violonista Paulo Martelli (2020); professora on-line no curso de aperfeiçoamento em música do Conservatório de Tatuí, SP (2023); produtora de conteúdo para o YouTube (2016 – ), com mais de 600 vídeos disponíveis no canal (YouTube.com/marisaramires); idealizadora Sala de Aula Virtual, com aulas coletivas e ao vivo, nas áreas de teoria, harmonia, contraponto, composição e análise musical (2017- ).
Começo de Tudo
Incentivada por meu pai e por meu avô materno, comecei ainda criança a estudar
violão com um professor particular. Aos dezesseis anos entrei num conservatório,
onde passei a me interessar por teoria e composição. Antes de ingressar no curso
superior de música, vivenciei uma rica troca de experiência musical e crescimento
pessoal ao dar aulas particulares de violão.
Daí por diante comecei a pensar sobre o papel da musica na vida das pessoas e essa
motivação me alimenta até hoje.
Início de Carreira
Durante minha formação superior em violão sob a orientação do Prof. Henrique Pinto(1983) e, logo depois, em Composição e Regência (1986) duas oportunidades marcaram meu início de carreira: ter exercido, por três anos, a função de monitora na área de Percepção Musical para as turmas da Faculdade; e meu ingresso como professora da FASCs – Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde atuei ativamente como professora de Estruturação Musical e Percepção nos cursos livres e profissionalizante.
Pessoas são diferentes, mas a música une a todos no despertar da sensibilidade, memórias afetivas e na conexão com o intangível. Puro encantamento.