Reconhecimento Auditivo dos Compassos

Nosso novo desafio é a identificação auditiva dos compassos. Para isso, serão utilizados quatro pequenos trechos de peças do repertório. Exemplos com o “Quinteto para Cordas” de Mozart, “Sampa” de Caetano Veloso, “Sinfonia nº 7” de Beethoven e “All of me” de S. Simmons e G. Marks.

O primeiro exemplo traz um trecho do movimento Andante extraído do Quinteto para Cordas, em Dó m, de Mozart;

O segundo utiliza o início da música Sampa, de Caetano Veloso; o terceiro traz o início do primeiro movimento da Sinfonia nº7, de Beethoven, e o último utiliza a primeira parte da música All of me, de S. Simmons e G. Marks. A intenção com emprego de um repertório tão variado é demonstrar que a estrutura musical deve ser reconhecida independentemente do estilo.

Reconhecimento auditivo

Limitando-nos apenas ao reconhecimento auditivo dos compassos empregados nos exemplos, devemos nos concentrar nas seguintes indicações:

  • Inicialmente, tente sentir o caráter da música através da classificação de seu andamento, isto é, de sua velocidade.
  • O próximo passo envolve o reconhecimento do acento forte característico do primeiro tempo de cada compasso. Neste momento você estará identificando a unidade de compasso, isto é, a figura musical que equivale à duração de um compasso inteiro.
  • A seguir, procure perceber em quantas partes se divide cada compasso. Aqui você estará identificando se o compasso é binário, ternário, quaternário, quinário ou setenário. Cada uma das partes corresponde a uma unidade de tempo. Nessa etapa, corre-se o perigo de confundir a subdivisão da unidade de tempo com a própria unidade. Procure evitar tal risco, comparando o caráter da música com o andamento resultante da unidade que você encontrou.
  • Se o caráter da música for tranquilo e o andamento de sua marcação rápido, provavelmente aquilo que você pensou ser a unidade de tempo é, na verdade, a sua subdivisão.
  • Superadas as etapas anteriores, o foco volta-se para a subdivisão da unidade de tempo. Ouça a peça; marque a unidade de tempo e procure reconhecer se ela permite a subdivisão em duas ou três partes. Com isso, você estará concluindo o processo de reconhecimento dos compassos, classificando-os como simples (no caso de subdivisão binária da unidade de tempo) ou composto (quando a subdivisão da unidade de tempo for ternária).

Agora mão à obra

O roteiro proposto no exemplo 1 será comum a todos os demais. Sendo assim, os exemplos seguintes contarão apenas com dicas específicas.

Exemplo 1 – Quinteto para cordas, em Dó m, de Mozart

• Qual é o caráter deste trecho musical? O seu andamento tende mais para o lento ou para o rápido?
• Identifique o acento forte que anuncia o início de cada compasso. Nesse exemplo, a linha de baixo serve como um bom guia na identificação de cada novo compasso.
• Subdivida o compasso em partes iguais e classifique-o em binário, ternário, quaternário, quinário ou setenário. Compare se a sua marcação corresponde ao caráter da música. Caso a resposta seja positiva, parabéns!! Você acabou de encontrar a unidade de tempo.
• Por último, sinta se a subdivisão da unidade é binária ou ternária.

No final deste artigo, veja se você acertou a classificação de compasso.

Exemplo 2 – Sampa, de Caetano Veloso

• Todas as indicações dadas no exemplo 1 são válidas aqui. A novidade é a existência de letra na música.
Numa situação como essa, uma boa dica é observar como a letra se comporta na melodia. Note que, de forma geral, os acentos da letra e da música coincidem, tornando mais fácil a identificação do início de cada compasso e sua respectiva subdivisão.

Exemplo 3 – Sinfonia nº 7, de Beethoven (Movimento I).

• Identifique a linha melódica que está sendo executada principalmente pelos violinos; ela permitirá a identificação do acento inicial do compasso e sua respectiva classificação em binário, ternário, etc.
• A subdivisão da unidade de tempo está sendo evidenciada pelos instrumentos mais graves.

Exemplo 4 – All of me, de S. Simmons e G. Marks

• Novidades: canção em inglês e arranjo instrumental maior e mais variado do que o apresentado em Sampa.
Aqui também as acentuações do texto em All of me evidenciam os tempos fortes e iniciais dos compassos, permitindo o seu imediato reconhecimento.

Gabarito

EXEMPLO 1 – Compasso ternário simples (fórmula ).

EXEMPLO 2 – Compasso binário simples (fórmula ).

EXEMPLO 3 – Compasso binário composto (fórmula ).

EXEMPLO 4 – Compasso quaternário simples (fórmula ).

Entre em nosso site e faça um download dos exemplos acima.


Artigo publicado na coluna de Teoria Musical. Revista Guitar Class Nº 14 Março 2002.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).