Nosso novo desafio é a identificação auditiva dos compassos. Para isso, serão utilizados quatro pequenos trechos de peças do repertório. Exemplos com o “Quinteto para Cordas” de Mozart, “Sampa” de Caetano Veloso, “Sinfonia nº 7” de Beethoven e “All of me” de S. Simmons e G. Marks.
O primeiro exemplo traz um trecho do movimento Andante extraído do Quinteto para Cordas, em Dó m, de Mozart;
O segundo utiliza o início da música Sampa, de Caetano Veloso; o terceiro traz o início do primeiro movimento da Sinfonia nº7, de Beethoven, e o último utiliza a primeira parte da música All of me, de S. Simmons e G. Marks. A intenção com emprego de um repertório tão variado é demonstrar que a estrutura musical deve ser reconhecida independentemente do estilo.
Reconhecimento auditivo
Limitando-nos apenas ao reconhecimento auditivo dos compassos empregados nos exemplos, devemos nos concentrar nas seguintes indicações:
- Inicialmente, tente sentir o caráter da música através da classificação de seu andamento, isto é, de sua velocidade.
- O próximo passo envolve o reconhecimento do acento forte característico do primeiro tempo de cada compasso. Neste momento você estará identificando a unidade de compasso, isto é, a figura musical que equivale à duração de um compasso inteiro.
- A seguir, procure perceber em quantas partes se divide cada compasso. Aqui você estará identificando se o compasso é binário, ternário, quaternário, quinário ou setenário. Cada uma das partes corresponde a uma unidade de tempo. Nessa etapa, corre-se o perigo de confundir a subdivisão da unidade de tempo com a própria unidade. Procure evitar tal risco, comparando o caráter da música com o andamento resultante da unidade que você encontrou.
- Se o caráter da música for tranquilo e o andamento de sua marcação rápido, provavelmente aquilo que você pensou ser a unidade de tempo é, na verdade, a sua subdivisão.
- Superadas as etapas anteriores, o foco volta-se para a subdivisão da unidade de tempo. Ouça a peça; marque a unidade de tempo e procure reconhecer se ela permite a subdivisão em duas ou três partes. Com isso, você estará concluindo o processo de reconhecimento dos compassos, classificando-os como simples (no caso de subdivisão binária da unidade de tempo) ou composto (quando a subdivisão da unidade de tempo for ternária).
Agora mão à obra
O roteiro proposto no exemplo 1 será comum a todos os demais. Sendo assim, os exemplos seguintes contarão apenas com dicas específicas.
Exemplo 1 – Quinteto para cordas, em Dó m, de Mozart
• Qual é o caráter deste trecho musical? O seu andamento tende mais para o lento ou para o rápido?
• Identifique o acento forte que anuncia o início de cada compasso. Nesse exemplo, a linha de baixo serve como um bom guia na identificação de cada novo compasso.
• Subdivida o compasso em partes iguais e classifique-o em binário, ternário, quaternário, quinário ou setenário. Compare se a sua marcação corresponde ao caráter da música. Caso a resposta seja positiva, parabéns!! Você acabou de encontrar a unidade de tempo.
• Por último, sinta se a subdivisão da unidade é binária ou ternária.
No final deste artigo, veja se você acertou a classificação de compasso.
Exemplo 2 – Sampa, de Caetano Veloso
• Todas as indicações dadas no exemplo 1 são válidas aqui. A novidade é a existência de letra na música.
Numa situação como essa, uma boa dica é observar como a letra se comporta na melodia. Note que, de forma geral, os acentos da letra e da música coincidem, tornando mais fácil a identificação do início de cada compasso e sua respectiva subdivisão.
Exemplo 3 – Sinfonia nº 7, de Beethoven (Movimento I).
• Identifique a linha melódica que está sendo executada principalmente pelos violinos; ela permitirá a identificação do acento inicial do compasso e sua respectiva classificação em binário, ternário, etc.
• A subdivisão da unidade de tempo está sendo evidenciada pelos instrumentos mais graves.
Exemplo 4 – All of me, de S. Simmons e G. Marks
• Novidades: canção em inglês e arranjo instrumental maior e mais variado do que o apresentado em Sampa.
Aqui também as acentuações do texto em All of me evidenciam os tempos fortes e iniciais dos compassos, permitindo o seu imediato reconhecimento.
Gabarito
EXEMPLO 1 – Compasso ternário simples (fórmula ).
EXEMPLO 2 – Compasso binário simples (fórmula ).
EXEMPLO 3 – Compasso binário composto (fórmula ).
EXEMPLO 4 – Compasso quaternário simples (fórmula ).
Entre em nosso site e faça um download dos exemplos acima.
Artigo publicado na coluna de Teoria Musical. Revista Guitar Class Nº 14 Março 2002.