Repetição motívica e sequência melódica em exemplos do repertório musical

Se você leu o artigo “Você sabe o que é uma sequência em música?” e ficou curioso ou intrigado com a utilidade deste recurso, apresento a seguir dois exemplos do repertório musical que ilustram a repetição motívica literal e a sequência melódica.

Exemplo 1: repetição motívica

“Me dê motivo” – Tim Maia

No exemplo 1, observa-se a presença de um mesmo modelo, chamado de motivo, que se repete de forma imediata e idêntica, por mais duas vezes após sua primeira apresentação.

“Me dê motivo” – Tim Maia

Exemplo 2: sequência melódica

“Autumn Leaves” – Johnny Mercer

No exemplo 2 cada reapresentação do motivo começa num intervalo de 2ª abaixo da apresentação anterior.

“Autumn Leaves” – Johnny Mercer

Ilustração da repetição motívica e da sequência melódica

No exemplo 1, “Me dê motivo”, ilustra a repetição motívica literal em que logo após a apresentação inicial do motivo, ocorre sua repetição imediata por mais duas vezes.

O exemplo 2 demonstra o emprego da sequência melódica. Em “Autumn Leaves”, após a entrada do motivo, ocorrem mais três repetições imediatas, todas com início num intervalo de segunda abaixo da anterior.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).