Teoria Musical

O que é uma partitura musical?

A partitura musical é uma espécie de documento no qual o compositor registra suas ideias musicais. A grande vantagem da música escrita em uma partitura é a de ser compreendida e tocada em qualquer lugar do mundo, da maneira mais próxima à concepção original do compositor.
Composta pelos elementos do código musical, a partitura utiliza símbolos que traduzem na música a manifestação das propriedades do som:
• altura;
• duração;
• intensidade e;
• timbre.

Sons em movimento

O músico ao visualizar uma partitura ouve os sons em movimento, produzidos a partir de uma fonte sonora e com intensidades diferentes. Ouvir sons na forma de frequências de ondas sonoras refere-se à propriedade altura e, na escrita musical, é representado por meio das notas.
Os movimentos longos e curtos traduzem sons e silêncios e dizem respeito à propriedade duração. O volume com que o som foi produzido vincula-se à propriedade intensidade. Finalmente, a fonte sonora, voz ou instrumento, que produz o som é representante do timbre.
Pronto!
A música está assim especificada pelas propriedades dos sons e seus sinais.
Estudar música é ouvir, entender e criar. É algo dinâmico e, por esta razão, não pode ser revestido por “mistérios” ou complicações.
Para descomplicar a partitura este curso da sala virtual vai explorar as propriedades do som de forma contextualizada e convidar o aluno a entender cada elemento a partir do ouvir e do fazer musical.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).