Transposição: Como Tocar uma Melodia em Diferentes Tons

Neste artigo pretendo mostrar como tocar uma melodia em diferentes tons. A este procedimento chamamos de transposição. Ofereci, em outros artigos do blog, os subsídios necessários para a construção de escalas maiores com sustenidos e com bemóis.

As escalas são a base de toda a música tonal. Assim, ao determinarmos o tom de uma música, definimos que algumas notas terão um papel central e predominante em toda a peça.

Hey Jude

Observe no exemplo 1, na música Hey Jude, de Lennon e McCartney, que a tonalidade é Sol maior, pois a armadura de clave traz apenas um sustenido (Fá#) e todas as notas da melodia pertencem a essa escala.

Exemplo 1 – Hey Jude, em Sol maior

A seguir, veja como fazer para trocar esta melodia em fá maior. O primeiro passo é definir a nova armadura de clave. Neste caso, Fá maior, que tem apenas um acidente: Sib.

Nova armadura: Fá maior

O próximo passo é determinar a distância intervalar existente entre o tom original e o novo. Aqui temos Sol maior como tom original e Fá maior como a nova tonalidade.

A conta é simples. Deve-se calcular a distância intervalar entre as fundamentais das escalas, isto é, entre Sol e Fá, que pode ser expressa por um intervalo de segunda abaixo ou de sétima acima. Confira no exemplo 2.

Exemplo 2: A distância intervalar entre Sol e Fá pode ser expressa de duas maneiras: como um intervalo de segunda abaixo ou um intervalo de sétima acima.

Intervalo de segunda abaixo:

Intervalo de sétima acima:

O intervalo escolhido será adotado como padrão na transposição. No nosso caso, irei escolher o intervalo de segunda abaixo.

Concluindo a transposição

Para concluir a transposição, isto é, a mudança de um tom para outro, deve-se reescrever o trecho musical, aplicando, em todas as notas, o intervalo escolhido para a transposição. Não se esqueça de escrever a nova armadura!
Veja como fica a melodia escrita em Fá maior (exemplo 3).

O exemplo 3 – Hey Jude, em Fá maior

Analise cada passo dado no processo de transposição de Sol maior para Fá maior (exemplo 4).

Exemplo 4: Os quatro primeiros compassos de Hey Jude.

 

Em Sol maior:

Hey Jude transposta para Fá maior:

Todas as notas foram reescritas observando o intervalo da transposição, isto é, todas as notas da melodia encontram-se escritas num intervalo de segunda abaixo do original (confira abaixo).

Tente realizar a transposição desta melodia para as tonalidades de Sib maior em Mi maior.


Artigo publicado por Marisa Ramires na coluna de Teoria Musical. Revista Guitar Class Nº 23 Dezembro 2002.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).