As notas musicais DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ e SI, quando tocadas nessa sequência (Exemplo 1) apresentam respectivamente os seguintes intervalos: tom (Dó-Ré), tom (Ré-Mi), semitom (Mi-Fá), tom (Fá-Sol), tom (Sol-Lá), tom (Lá-Si) e semitom (Si-Dó).
A distância intervalar entre as notas musicais
Exemplo 1
Para modificar essas distâncias em um ou mais semitons torna-se necessário o uso de sinais que indicam a alteração das alturas das notas. Esses sinais, chamados de sinais de alteração ou acidentes, podem aparecer grafados de cinco maneiras diferentes. O quadro a seguir (Exemplo 2) traz o nome, a grafia e a função de cada acidente.
Acidentes ou sinais de alteração
Exemplo 2
Para melhor demonstrar o efeito de cada acidente o Exemplo 3 ilustra, a partir da de uma nota natural representada pelo bequadro, a apresentação das alterações de alturas provocadas pelos acidentes.
Os acidentes e seus efeitos
Exemplo 3
Assim, ao aplicarmos essas alterações à cada uma das sete notas musicais provocaremos a alteração de sua altura para o agudo ou para o grave. O Exemplo 4 mostra as notas musicais alteradas por sustenidos ou bemóis.
As sete notas musicais alteradas em suas alturas por sustenidos e bemóis
Exemplo 4
Observe que um mesmo ponto pode receber nomes diferentes (Dó# ou Réb; Ré# ou Mib; Mi ou Fáb etc) dependendo da direção e do contexto musical em que se encontra. Essas notas grafadas e nomeadas de forma diferente, mas posicionadas no mesmo lugar são chamadas de notas enarmônicas.
(Transcrição parcial)
Artigo da professora de música Marisa Ramires publicado na revista Guitar Class número 16.