Transposição: Como Tocar uma Melodia em Diferentes Tons

Neste artigo pretendo mostrar como tocar uma melodia em diferentes tons. A este procedimento chamamos de transposição. Ofereci, em outros artigos do blog, os subsídios necessários para a construção de escalas maiores com sustenidos e com bemóis.

As escalas são a base de toda a música tonal. Assim, ao determinarmos o tom de uma música, definimos que algumas notas terão um papel central e predominante em toda a peça.

Hey Jude

Observe no exemplo 1, na música Hey Jude, de Lennon e McCartney, que a tonalidade é Sol maior, pois a armadura de clave traz apenas um sustenido (Fá#) e todas as notas da melodia pertencem a essa escala.

Exemplo 1 – Hey Jude, em Sol maior

A seguir, veja como fazer para trocar esta melodia em fá maior. O primeiro passo é definir a nova armadura de clave. Neste caso, Fá maior, que tem apenas um acidente: Sib.

Nova armadura: Fá maior

O próximo passo é determinar a distância intervalar existente entre o tom original e o novo. Aqui temos Sol maior como tom original e Fá maior como a nova tonalidade.

A conta é simples. Deve-se calcular a distância intervalar entre as fundamentais das escalas, isto é, entre Sol e Fá, que pode ser expressa por um intervalo de segunda abaixo ou de sétima acima. Confira no exemplo 2.

Exemplo 2: A distância intervalar entre Sol e Fá pode ser expressa de duas maneiras: como um intervalo de segunda abaixo ou um intervalo de sétima acima.

Intervalo de segunda abaixo:

Intervalo de sétima acima:

O intervalo escolhido será adotado como padrão na transposição. No nosso caso, irei escolher o intervalo de segunda abaixo.

Concluindo a transposição

Para concluir a transposição, isto é, a mudança de um tom para outro, deve-se reescrever o trecho musical, aplicando, em todas as notas, o intervalo escolhido para a transposição. Não se esqueça de escrever a nova armadura!
Veja como fica a melodia escrita em Fá maior (exemplo 3).

O exemplo 3 – Hey Jude, em Fá maior

Analise cada passo dado no processo de transposição de Sol maior para Fá maior (exemplo 4).

Exemplo 4: Os quatro primeiros compassos de Hey Jude.

 

Em Sol maior:

Hey Jude transposta para Fá maior:

Todas as notas foram reescritas observando o intervalo da transposição, isto é, todas as notas da melodia encontram-se escritas num intervalo de segunda abaixo do original (confira abaixo).

Tente realizar a transposição desta melodia para as tonalidades de Sib maior em Mi maior.


Artigo publicado por Marisa Ramires na coluna de Teoria Musical. Revista Guitar Class Nº 23 Dezembro 2002.